Carlos Alberto Marques
Amigo, interessado, lutador
Rui M. dos Santos
Interessado, lutador, musico, carateca, com espirito de missão e acima de tudo, amigo.
Conheci o Beto entre 1979 e 1980 na altura em que lutava para "criar a minha empresa em Angola, numa altura em que Angola estava num caminho meio comunizante" .. O Beto Marques era o Director do Gabinete do Plano do Min. do Comércio Interno, orgão que deveria autorizar a constituição da empresa. Da equipa faziam parte o Haduíndo Miranda, o Ramos Chaves, o Eurico e, claro o Ministro que na época seria ou o Adriano Santos ou o xxx
Foi neste "confronto" que eu iniciei o meu relacionamento com o Beto .. Ele, que tinha que defender a politica que o Governo e o Estado estavam a impôr, a tal, "economia socialista planificada" e eu que simplesmente queira criar a minha empresa PRIVADA e TRABALHAR ...
Depois de eu mostrar uma série de incoerências na proibição (as empresas privadas existiam no País anteriores à independência + os alvarás existiam + os cartorios existiam + os impostos eram pagos + as empresas privadas antigas tinham milhares de trabalhadores) fui finalmente "autorizado" a constituir a empresa. Esta história dever estar no artigo PROTECNICA.
Entretanto com o Beto (e demais equipa) criamos uma relacionamento bastante bom, aberto, com ideias discutidas de forma aberta...
A relação estreitou-se mais quando eu "ofereci ao Min do Comercio Interno" um Sinclair ZX80 ou Spectrum (já não me lembro qual) quando, entrei no gabinete do Beto para uma reunião e o vi a FAZER O PLANO ... Literalmente rodeado de "fita de máquina de calcular" que tive que afastar para me sentar... ( devido à falta de consumíveis as fitas eram usadas dos dois lados para conseguir poupar papel ).
Perguntei o que ele estava a fazer e ele explicou que estava a fazer o "PLANO" que consisitia em distribuir os valores que o Min do Plano atribuia pelas várias unidades do País, publicas e privadas e preencher numa folha de papel. Ele na altura perguntou se eu tinha "rolos de papel" para calculadora porque estava a ficar sem rolos.
Expliquei que o que ele estava a fazer em BASIC se chama de um LOOP e que tinha uma maquina que fazia isso ligado a um Televisor normal ... Podia emprestar a máquina e ele depois lia directo do ecran e PREENCHIA O TAL PLANO.
De imediato ficou interessado e ao fim de 15 dias o BETO ESTAVA A PROGRAMA BASIC !!! E, claro, o Min do Comércio virou cliente da Protécnica passando a pedir cada vez mais máquinas e a pedir cada vez mais coisas.
FOI O BETO o responsável INDIRECTO para a Protécnica (mais tarde a Sistec) e eu me "METERMOS NO NEGÓCIO DA INFORMÁTICA que acabou por se tornar o maior negócio da empresa com o tempo.
Existem poucas pessoas que podemos admirar pelo que fizeram e pelo que são! Beto Marques é uma dessas pessoas ! Vale a pena conhecer !